quinta-feira, 23 de maio de 2013

"Ta ficando bom, mas vai ficar melhor" - Em busca da identidade negra!


Em busca de um lugar ao sol, a procura de uma identidade que permita se enxergarem dignamente, os negros brasileiros, principalmente os jovens, tem procurado romper com a triste herança histórica e o preconceito. É possível dizer nos dia de hoje,  que existe uma parcela de negros que tem subvertido todo esse contexto desfavorável , ocupando lugares de destaque nas universidades, grandes cargos em corporações,  e até mesmo em cargos públicos.
Apesar de saber que esse número são infelizmente uma pequena parcela dentro do país, muitos tem aberto o caminho em direção a uma nova realidade. O preconceito e a falta de oportunidade cegam os sonhos mais bonitos daquele jovem “preto do morro” ,  e as pessoas que se dizem “de bem” se distanciam tanto, que parece que ele nunca vai poder crescer dignamente na vida. O fato que a nossa identidade tem se perdido no caminho, não sabemos quem somos, por isso não sabemos para onde ir. É uma triste verdade mas , muitos dos nossos negros não se valorizam como pessoa(digo por experiência própria), não acreditam em seu potencial, seus talentos, alguns até desacreditam de sua capacidade intelectual, claro, a culpa não é só deles, mas aqueles que escolhem “se expor” e mostrar à sociedade seu potencial, constroem um caminho promissor contribuem para o crescimento do país.
Homens como Joaquim Barbosa, o primeiro ministro reconhecidamente negro no supremo Tribunal Federal,  Martin Luther King, Oprah Winfrey, Nelson Mandela. Na música, (que vai faltar espaço...): Ray Charlles, Elza Soares, Gilberto Gil, Stevie Wonder, Emilio Santiago, Jorge Bem Jor entre muitos outros. Isso sem falar dos músicos desta geração como Seu Jorge, Ellem Oléria, Nívea Soares, Rappin Hood, Emecida (representando uma gama enorme de negros na cena do rap nacional), Marcela Vale,  Negra Lee e por ai vai, tem muita preto fazendo barulho no país, gente que construiu uma nova história redescobrindo sua identidade. E reforçando mais ainda esse nosso passado que é grande parte de tristeza mas que é cheia de samba, de música de roda, de canção que é trilha para os bons e maus momentos da vida. A música sempre esteve no sangue do negro brasileiro, os pioneiros na construção da nossa cultura musical.
E eu, como menino de cor que sou...Rsrs. Não escapei dessa vontade de cantar a vida. Resisti por alguns anos, mas o prazer de produzir arte, desenhar,  compor, tocar instrumento, foi mais forte. Em determinado momento da minha caminhada eu escolhi romper comigo mesmo, e me despir desses problemas de identidade, do medo de mostrar quem eu sou, resolvi então abrir a janela e mostrar o timbre da minha canção, o teor da minha poesia, neste período, eu me redescobri como pessoa, até minhas perspectivas sobre quem é Deus se ampliaram. Os amigos Thiago Celeste, Fabio Huck, Felipe Gomes, hoje são cúmplices dessa janela aberta que sou hoje, com a banda que formamos, chamada  Carta de Rua (curiosamente...rs), todos temos a oportunidade de fazer arte sem pensar em nos justificar e sem medo de mostrar quem somos. Tudo se completou, a partir dai, a vontade de subverter o mundo e seus equívocos, foi ainda maior.
Quando quisermos, se assim quisermos, como diz a canção de Marcela Vale, podemos mudar a realidade da nossa terra, usando a arte, o design, a medicina (sim, a medicina), os ofícios, os cargos, a academia, enfim, todos esses meios disseminadores de bons exemplos. Os muros são altos, por isso façamos nossa trajetória escolhendo o caminho! Deus está com eles, mas com a gente também.








Testando (Ellen Oléria, 2012)

Alô alô som Teste! um, dois, três, (vocalização)
Alô alô som Teste! um, dois, três, testando ! x 2
Eu, eu não domino a esgrima
Mas minha palavra,
a minha palavra, a minha palavra é afiada e contamina
Minha ginga, meu jeito, minha voz que vem do gueto
Minha raça, minha cara, tua cara a tapa, o meu cabelo crespo
Não ponho na chapa, aguenta a minha marra
Teu cartão não me paga
Minha ancestralidade no peito eu não tô te vendendo.. Há
Quem batize minha postura pura malandragem
Mas minha superação foi com muita dificuldade
Não é contando por contar, não é por vaidade
Mas peito pra encarar a vida louca com coragem
Não é pra qualquer um, minha mãe é minha testemunha
o preço, o zelo, o descontentamento
Muita frustração, sem inspiração, sem passe e sem pão
é Mãe não se preocupa eu dou meu pulinhos, eu dou meu jeito
Eu sempre me virei e é claro eu precisei de ajuda
conhece a carne fraca? eu sou do tipo carne dura
Tem gente boa no mundo isso eu já sei
Também vi o lado violento dos que não temem a lei
Tanto faz lei divina, tanto faz lei dos homi
Não importa por roupa chique ou dar seu sobrenome
A mulherada já sabe o cotidiano da rua
Anoiteceu sozinha cê não tá segura
Alô alô som Teste! um, dois, três, (vocalização)
Alô alô som Teste! um, dois, três, testando ! x 2
Suor e choro a noite é fria
Pra esses lances ninguém nunca está preparado
Depois de um dia duro meu corpo foi travado
Assalto a mão armada
Levaram um violão, o microfone emprestado
eu chorei, eu chorei
A bandidagem não acompanhou a estereotipia...
Três garotos tipo de uns 15 anos
Eu nunca vi na área esses garotos brancos
Duas meninas loiras com boné cor de rosa
Reescrevendo as linhas da conhecida história
Todo mundo conhece essa história, eu já falei
sobre isso também e ela é mais ou menos assim:
Andando na rua de noite muita gente branca já fugiu de mim
A minha ameaça não carrega bala mas incomoda o meu vizinho
O imaginário dessa gente dita brasileira é torto
Gritam pela minha pele, qual será o meu fim?
Eu não compactuo com esse jogo sujo
Grito mais alto ainda e denuncio esse mundo imundo
A minha voz transcende a minha envergadura
Conhece a carne fraca? eu sou do tipo carne dura
Alô alô som Teste! um, dois, três, (vocalização)
Alô alô som Teste! um, dois, três, testando ! x 2
Tá ficando bom mas vai ficar melhor....
Tá ficando bom mas vai ficar melhor....
Tá ficando bom , Tá ficando bom (vocalização)...
Tá ficando bom mas vai ficar melhor....
Tá ficando bom mas vai ficar melhor....
Tá ficando bom , Tá ficando bom (vocalização)...

Basalto que emana dos meus poros
A minha consciência é pedra nesse instante x3
Basalto que emana dos meus poros
A minha consc.. consc. consciência NEGRA






Nívea Soares (Sobre as águas)

Estar aqui é sempre tão difícil

Olhar em volta e não ver mais que a escuridão

As ondas vem a cada dia sobre mim

Ventos incessantes não me deixam descansar
Mesmo assim estou de pé
Não tenho nada além de um sonho e uma inesgotável fé
Isso me faz insistir em estar aqui
Você sabe, eu quero fazer mais que apenas viver

Eu quero andar sobre as águas sem medo de me afogar
Mesmo que os ventos me façam tremer
Olhando em teus olhos
E segurando em Tuas mãos, eu sei que está tudo bem
As ondas tentam me desesperar, me desacreditar
Os ventos dizem que tudo isso é bobagem
E o que vale é a realidade
Mas em Tuas mãos eu posso ter
Força pra seguir e não olhar pra trás
Só quero ouvir Tua doce voz a me dizer:
"Vem sem medo, vem!"

Eu quero andar sobre as águas sem medo de me afogar
Mesmo que os ventos me façam tremer
Olhando em teus olhos
E segurando em Tuas mãos, eu sei
Sim, eu sei, não é ilusão
Eu sei que nossos sonhos são reais
E quando tudo parecer tão frio e só
Me leve em Teus braços e me faz descansar

Eu quero andar sobre as águas sem medo de me afogar
Mesmo que os ventos me façam tremer
Olhando em teus olhos
E segurando em Tuas mãos, eu sei que está
Tudo bem!






Um comentário:

  1. Muito bom Beto! Fico feliz demais por participar desse processo com voce! Tem muita gente querendo mostrar sua arte, sua identidade mas não tem coragem, ou não conseguem, por causa do sistema que as molde e enquadra da forma que lha fica melhor. Continuemos assim, subvertendo o mundo com nossa criatividade,poesia e canção e claro nossa fé!

    ResponderExcluir